Buscapé/Bondfaro

sábado, 18 de junho de 2011

Comidas típicas

A festa de São João é comemorada entre os dias 23 e 24/06. Em muitos lugares, são organizados grandes arraiás, onde as pessoas se caracterizam, dançam a quadrilha, músicas no ritmo do forró e preparam diversas comidas típicas do São João.
Entre as comidas típicas mais procuradas estão: canjica, pamonha, arroz doce, bolo de fubá, bolo de milho, bolo de laranja, bolo de aipim, cuscuz, doce de leite, paçoca, pé-de-moleque, milho cozido e assado, amendoim, cocada, maçã do amor, queijo tipo cuia, etc.
Entre as bebidas mais comuns estão: o tradicional licor, o vinho e o quentão.

Obs: Precisamos ficar atentos para os excessos. Nessa época muitas pessoas exageram na comida e em especial à bebida.
Não dá para escolher quentão, paçoca, pé-de-moleque, canjica, pamonha, bolos e canjica, por exemplo. Tem que optar por apenas um deles. “Quem quiser comer tudo tem que dançar muita quadrilha”.

Fiquem atentos para algumas dicas:
Cuidado com a quantidade. Os alimentos de festa junina geralmente são muito calóricos. Por isso, não vá à festa com muita fome. Faça um lanchinho antes de sair de casa.
Cuidado com o quentão ou o vinho quente. O álcool também apresenta muitas calorias e deve ser consumido com bastante moderação, especialmente nas receitas que têm açúcar.

Se na festa houver algum exagero, não deixe de retomar o controle alimentar nas refeições seguintes.
Moderação é o segredo para aproveitar os alimentos sem culpa 

**Divirtam-se nessa festa que sem dúvida, é muitooo boaa! Aqui na Bahia a festa começa, na maioria das cidades do interior no dia 22/06 e termina dia 25/06. Estou contando os dias... Amooooo!**

Um comentário: